Quando o assunto é decoração, uma dúvida costuma ser bem comum: é obrigatório usar a cortina na parede toda ou em apenas no espaço que compreende a janela? A pergunta reflete, inclusive, a importância da peça no dia a dia das pessoas – e o seu papel nos ambientes, que vai muito além da estética.
Assim como os móveis e os objetos de decoração, as cortinas e persianas transformam os ambientes. Quando utilizada de forma adequada, elas trazem aconchego, privacidade, conforto térmico e visual, entre outras funcionalidades.
Mais do que bloquear total ou parcialmente a incidência de luz solar, o uso da cortina deve ser consciente. Isso significa que a escolha do modelo ideal – e sua instalação – deve levar em consideração os outros elementos presentes no ambiente, e deve ser pensada inclusive no início do projeto.
Devo usar cortina de parede a parede?
Na teoria, o uso de cortina na parede toda é opcional, embora esta seja uma opção que geralmente traz um efeito visual mais bonito e elegante na decoração.
É preciso considerar o layout do ambiente, os móveis, as cores do espaço e os objetos decorativos, pois a cortina de parede a parede não pode comprometer a estética do local, não é mesmo?
Por outro lado, é importante notar que, em alguns espaços, a cortina, de fato, desempenha um papel central. Em locais com janelas grandes ou fachadas de vidro, por exemplo, o modelo que cobre toda a parede é o mais indicado, tanto para um visual mais harmônico, como para garantir a proteção adequada contra a luz solar.
A mesma decisão vale para ambientes menores, em que é importante ter um efeito de alongamento, sem recortes. Assim como o espelho, a cortina na parede toda traz a impressão de que o cômodo é maior, sendo uma alternativa importante para estúdios e ambientes compactos.
LEIA MAIS: Escolha o modelo certo de cortina para ambientes com pé
Dicas para usar a cortina na parede toda
Assim, o uso de cortina na parede toda é indicado em diversas situações. Mas, para garantir um ambiente elegante, confortável e aconchegante, é importante escolher o modelo ideal – e que melhor se adapta à realidade de cada projeto.
A Hunter Douglas conta com uma ampla gama de soluções para quem busca um modelo de cortina que cubra a parede toda. Confira algumas delas:
Silhouette®
Fabricada com tecidos 100% poliéster, a cortina Silhouette® recebe tratamento antiestático de última tecnologia, que confere máxima proteção contra raios UV sobre móveis e tapetes.
A linha traz produtos com lâminas de tecidos suspensos entre véus transparentes, que oferecem elegância e sofisticação aos espaços e combina bem com qualquer estilo de decoração ou tamanho de parede.
Duette®
Composta por células inspiradas nos favos de mel das colmeias (Honeycomb), a cortina Duette® oferece o conforto térmico e a absorção acústica necessária para o desempenho das atividades do dia a dia.
Ideal para quem busca mais privacidade e não abre mão de uma boa iluminação natural, sua estrutura permite o controle total de luz em qualquer ambiente.
Luminette®
Sofisticada, a cortina Luminette® é ideal para quem deseja colocar uma cortina na parede toda e preza por um modelo que mistura tradição e inovação. Composta por lâminas verticais de tecido inseridas entre véus transparentes, o modelo possui um caimento uniforme, independentemente de estar aberta ou fechada.
Por que escolher as cortinas da Hunter Douglas?
Criada em 1919, a Hunter Douglas está sempre em busca de novos materiais, tecidos, estampas, texturas, acionamentos e tecnologias para desenvolver produtos cada vez mais sofisticados que melhorem a vida dos usuários.
Com isso, a Hunter Douglas tornou-se líder em decoração de janelas, com mais de 500 combinações inovadoras e modernas de cortinas e persianas.
Algumas linhas possuem cinco anos de garantia e tratamento antiestático, capaz de inibir o acúmulo de partículas de poeira nos tecidos e ampliar a durabilidade dos produtos.
Acesse a página de cortinas da Hunter Douglas e conheça todos os produtos!